No próximo dia 31 de Outubro, a Biblioteca e o Auditório de Serralves, no Porto, dedicam a sua programação a Maryanne Amacher, compositora norte-americana que se destacou na criação de instalações sonoras e ambientes multimédia de grande escala. Em questão está o evento Additional Tones, uma “homenagem, partilha e contribuição para um maior e merecido entendimento e visibilidade da obra e pensamento notáveis desta artista”.
O seu trabalho foi pioneiro em várias áreas da criação musical e artística como a espacialização sonora, os novos media, a ecologia acústica, a inteligência artificial, a psicoacústica e a fenomenologia da perceção. Estudou com Karlheinz Stockhausen e colaborou com notáveis como Merce Cunningham e John Cage, e a sua obra tem vindo a ser alvo de eventos organizados por instituições como a Tate Modern, o ICA, o Stedelijk Museum, a Bienal de São Paulo e a própria Fundação de Serralves, que recebeu a instalação sonora, visual e performativa The Sounding of Casa de Serralves: Supreme Connections, em 2002.
O programa, que decorre entre entre as 15h30 e as 20h, inclui uma conferência e sessão de escuta comentada por Amy Cimini e Bill Dietz, a interpretação a dois pianos de Petra por Marianne Schroeder e Joana Gama, e a estreia nacional de Perceptual Geographies, peça para sintetizador modular de Thomas Ankersmit.
Os bilhetes encontram-se disponíveis em serralves.pt ao custo único de 7,5€.
Amy Cimini & Bill Dietz
15:30 Conferência
16:30 Sessão de escuta
Marianne Schroeder & Joana Gama
18:00, Auditório
Thomas Ankersmit
0 Response to "Serralves presta tributo a Maryanne Amacher esta semana"
Post a Comment